Revista Sucesso

Atualizado em

Empresas e negócios

Ótica Persona celebra 25 anos

Clóvis Aires da Silva conta a história da Ótica Persona e os segredos que levaram a empresa a ser referência no mercado nacional 

Da redação

No início da década de 90 o mercado brasileiro viveu uma intensa crise financeira. A política econômica, durante os dois anos de governo do ex-presidente Fernando Collor, foi marcante na história do país. Nesse período, a inflação dobrou para aproximadamente 100% ao mês. Como sabido, foi uma época de contenção financeira que desestruturou o mercado e desestimulou novos empreendedores. No entanto, a economia não foi capaz de frear o técnico óptico Clóvis Aires da Silva.

Após trabalhar uma década em um laboratório de lentes e adquirir prática na fabricação dos materiais, Clóvis vislumbrou, em 1992, a fundação da Ótica Persona. Viu, então, a oportunidade de desenvolver seus serviços e unir sua família no mesmo negócio. “Era uma época difícil de se instalar, a inflação estava contra nós. As pessoas diziam que nós não iríamos conseguir estruturar um negócio naquele cenário econômico. Eu não me importei com isso. Sabia que se passássemos por aquilo, poderíamos sobreviver a qualquer fase ruim. E, nem mesmo no momento em que vive o país, posso reclamar da crise”, conta. Este ano a empresa completa 25 anos, atendendo em quatro unidades no Paraná e em Rondônia.

Clóvis Aires da Silva/ Foto: Samara Garcia

Crescimento profissional e familiar

O empresário sempre acreditou que, para crescer, a família deveria trabalhar em união e estar próxima para servir de apoio. “Ao contrário do que muitos pensam, trabalhar em família pode dar muito certo. Na Ótica Persona, através do trabalho, nosso relacionamento familiar tem se fortalecido”, diz.

Hoje, aos 58 anos, Clóvis ainda atua como técnico óptico e é também responsável pelo setor comercial. E como pai, orgulha-se ao ver sua família dar continuidade a este legado. Sua esposa, Maria Zulmira Ollier Aires, gerencia o setor administrativo. O filho mais velho, Walassi Ollier Aires, assume a unidade da empresa em Cornélio Procópio, e o filho mais novo, Wellington Ollier Aires, gerencia a unidade em Rondônia. Juntos, eles formam a equipe da Ótica Persona.

Reconhecimento 

Selecionada entre as 40 melhores óticas do Brasil e entre as 3 melhores do Paraná, a Ótica Persona foi classificada como a melhor de Londrina, pela Zeiss - uma líder em tecnologia do setor óptico e optoeletrônico. Em 2006, Clóvis Aires, representando a Ótica Persona, foi eleito pelo Fecomércio o Melhor Profissional do Ramo de Ótica no Paraná. Clóvis frisa que o segredo de tantos anos de mercado está na dedicação ao cliente. Além da parte técnica, Clóvis sempre se destacou na área de vendas. “A venda deve estar vinculada a uma consultoria, na qual o vendedor deve informar e orientar quais produtos são melhores para atender a necessidade de cada usuário, levando em consideração suas particularidades”, revela.

Em busca de melhorar sempre, Clóvis conta algumas estratégias que mantiveram a Ótica Persona no mercado competitivo de Londrina. “Não podemos ser mais uma empresa, precisamos fazer a diferença. Acredito que o atendimento deva ser a base e, para isso, precisamos investir nos profissionais através de treinamentos e cursos especializados. Hoje, a Persona se destaca por manter em seu quadro de funcionários profissionais que estão desde a fundação da empresa”.

 Tecnologia Zeiss

O empresário lembra que a mais recente tecnologia que a empresa trouxe para Londrina, o I-Terminal 2, da marca alemã Zeiss, teve, como em outros investimentos feitos, o objetivo de proporcionar ao cliente mais conforto e precisão na hora de escolher sua armação, por meio de imagens registradas digitalmente. “Essa tecnologia mede precisamente a anatomia dos olhos, integrando a armação escolhida às características faciais do usuário e à prescrição médica”, ressalta o óptico.

Ao observar a trajetória da empresa, Clóvis se diz satisfeito com o mercado e pela oportunidade que tem tido em acompanhar os avanços tecnológicos do segmento. “Vi muitas óticas fecharem ao longo desses anos, mas estivemos sólidos, sempre fidelizando clientes e trazendo novidades para o mercado ótico. Me sinto realizado quando vejo que meu trabalho é capaz de devolver a saúde visual ao cliente.”

ÓTICA PERSONA

LONDRINA
Praça 7 de Setembr, 64 - (43) 3324-4100
R. Senador Souza Naves, 132 - (43) 3324-5942

CORNÉLIO PROCÓPIO
Av. XV de Novembro, 63 - (43) 3323-0997

Ótica Persona, Clóvis Aires da Silva, Óticas Londrina, Zeiss Londrina, Editora Sucesso, Revista Sucesso
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. A TESE DA CEGUEIRA DELIBERADA
  2. É preciso conhecer Branding antes de dizer que...
  3. A onda da palpitaria
  4. A CLT e o medo de empregar!
  5. Um grande desafio na era da terceirização